fbpx

Campanhas de Natal para Supermercados: 5 Dicas Atuais e Estratégias Para Vender Mais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Prepare suas estratégias com facilidade com este artigo que separamos para você.

Vamos te contar as estratégias que as grandes empresas do varejo estão preparando para o Natal de 2019, dicas e estratégias prontas e práticas para você colocar em prática no seu negócio ainda hoje!

A época de Natal é um bom momento para que os supermercados cresçam as vendas, pois podem substituir os shopping centers e lojas de vários segmentos, por oferecer itens que podem ser dados como presentes a preços mais baixos, como chocolates, vinhos, objetos de decoração e até itens de uso pessoal.

Vale-se planejar para oferecê-los em embalagens especiais, criar kits de produtos com algumas sugestões de presentes que estejam prontos para a entrega, e preparar promoções temáticas que façam alusão a data. Criar um ambiente diferenciado na sua loja e fazer com que os clientes se sintam acolhidos também ajuda a fidelizá-los.

E para conquistar mais clientes e vender mais aumentando o faturamento nessa época do ano é interessante realizar algumas Dicas e Estratégias de Natal para Supermercados que irão impulsionar as vendas. Confira!

1. Kits de Produto

Facilidade é um dos fatores mais importantes para os consumidores de hoje, então pense em variadas opções de diferentes tamanhos e preços, para agradar a todos. Conversar com fornecedores para montar um sortimento com boa relação custo X benefício e promover reuniões (confrarias) na loja com apreciadores de bebidas podem ajudar na criação dos kits.

Exemplos: KIT CERVEJA, KIT VINHO, KIT UÍSQUE, KIT CAFÉ DA MANHÃ, entre outros.

Dica: pode ser feito um sistema de encomendas de cestas para serem retiradas num horário desejado pelo cliente.

2. Açougue e Hortifruti

As celebrações do Natal e as Festas de Fim de ano requerem que os setores de perecíveis estejam preparados para uma procura maior nas datas próximas das comemorações. Os pratos nessas ocasiões são mais elaborados, portanto é importante preparar a loja com um mix completo para cortes que serão assados no forno ou na churrasqueira. Verifique a disponibilidade para encomendas de carnes temperadas e recheadas.

A combinação perfeita: o açougue é o figurante principal, e por causa dele o hortifruti também pode ter altas relevantes. Por isso, é bom estar atento à exposição de produtos saudáveis.

Dica: Não se esqueça dos itens utilizados para temperar as saladas, como as variedades de molho, azeites e vinagres que deverão estar próximo às verduras, bem como canela e o cravo em pó próximo às bananas. É importante lembrar que os ovos fazem parte do hortifruti e precisam ter um local de destaque no setor.

3. Degustação

Outra dica interessante para atrair clientes e aumentar a venda por impulso é a degustação. Oferecer pratos recém-preparados, com um tempero diferente, com certeza vai fazer sucesso, assim como os petiscos que agregam vendas de outros produtos, como bebidas. O importante é saber se posicionar fisicamente dentro da loja para que o resultado desse trabalho seja satisfatório.

O Cantinho do Churrasco além de degustação pode expor itens relacionados como churrasqueiras, espetos, carvão, sal grosso, etc. Petiscos na ponta das gôndolas de cervejas e bebidas aumentam as vendas de amendoins, conservas, etc.

Dica: Além do produto pode ser oferecida uma receita impressa caso seja um prato preparado. Assim você facilita a vida do cliente!

4. Padaria e Sobremesas

Os doces são o destaque da mesa de Natal em qualquer lugar do mundo. Nada melhor que uma boa sobremesa para arrematar as refeições natalinas. Tão aguardados quanto os pratos salgados, os doces são o ponto alto da comedeira de fim de ano e fazem a alegria de todos. Bolos, tortas, pavês, mousses, pudins, biscoitos e muitas outras delícias ganham espaço no cardápio para deixar a data ainda mais festiva e açucarada. O Panetone, símbolo gastronômicos do Natal, é tão atraente quanto à própria Ceia de Natal. Por isso esses produtos tem que ocupar as prateleiras da padaria ou em ilhas com itens complementares.

Dica: aqui também vale estar preparado para fornecer encomendas com produtos que acabaram de sair do forno! Prepare seus colaboradores!

5. Promoções e Ofertas

Promoções e Ofertas podem ser uma boa estratégia pra atrair consumidores, mas elas devem proporcionar ao consumidor um benefício real naquele momento.  Trabalhar com produtos que saem mais nessa época do ano e que o cliente vai consumir é o ideal, mas é importante incentivar a compra de outros itens, evitando que o consumidor compre apenas o que está em oferta. É fundamental treinar os colaboradores para que eles estejam sempre inteirados sobre a campanha, engajados em tirar dúvidas dos clientes e a motivá-los a participar.

Dica: vale consultar a sua rede de supermercados, fornecedores e associação comercial para oferecer sorteios e brindes para os consumidores. Esteja disposto também (e analise o investimento x retorno) para realizar campanhas internas, com prêmios fornecidos pelo próprio supermercado. Use a criatividade! O objetivo é aumentar o ticket médio de compra e fazer a diferença marcando a vida do seu cliente!

NÃO SE ESQUEÇA

As redes sociais que são importantes canais de propagação e distribuição de informações sobre a campanha. Conte com nossa ajuda para planejar e executar campanhas que irão encantar seus clientes!

Deixe seu comentário ou pergunta!

Comentários

    Sobre a TPro

    Somos uma agência especialista em marketing para supermercados. Ajudamos a pequenos e médios supermercadistas a executarem estratégias práticas e assertivas que melhoram a experiência do consumidor, aproveitando as oportunidades de campanhas para aumentar as vendas e a fidelização do cliente.

    Posts Recentes

    Diagnóstico Grátis

    Suporte 24 horas

    Faça Parte do Grupo De Supermercadistas Que Estão Revolucionando O Mercado

    Registro GRATUITO. Entraremos em contato com maiores informações.

    (está sendo) Feito com ❤ © TPro, 2019