fbpx

Varejo: 3 Maneiras Pelas Quais a Disrupção Estão Atrapalhando o Mercado Tradicional

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Assunto abordado no evento ‘RetailExpo’ de 2019

A queda de grandes empresas nos últimos anos pode parecer assustador para alguns, porém para o especialista em gestão Justin King, ex-CEO da Sainsbury, não estamos necessariamente em um período único de mudança onde as lojas estão falhando. Estamos abrindo caminho para a regeneração, com uma nova dinâmica de mercado e com a entrada de novos varejistas inovadores.

De acordo com Jacqueline Windsor, sócia na prática de estratégia de varejo da PwC, os varejistas estão puxando várias alavancas para permanecer no jogo, mas também para ganhar”. Veja alguns exemplos de disrupções que estão acontecendo no setor!

3 Dicas de Inovação Para Seu Supermercado

Dica #1 – Parcerias Estratégicas

Uma maneira dos supermercadistas e varejistas permanecerem relevantes é através de parcerias de valor. Não apenas em termos de desenvolvimento de produtos, mas em toda a cadeia de valor da empresa.

A varejista Asda, por exemplo, permite aos consumidores devolver ou coletar compras de varejistas on-line de terceiros nas lojas da Asda. No geral, as melhorias tendem a liberar tempo para a equipe, diminuir o tempo de espera do cliente e melhorar a experiência na loja.

Dica #2 – Oportunidades de Aluguel, Assinatura e Revenda

Para os varejistas que já estão estabelecidos, uma maneira de acompanhar o ritmo da mudança é injetar uma sensação de “novidade” na experiência do cliente, a fim de dar ao cliente uma razão para visitar a loja outra vez.

Um modelo de negócio que vem sido utilizado pelas grandes companhias de todos os setores são serviços por assinatura, tornando o faturamento mais previsível e reduzindo o custo com divulgação.

O uso de revendedores ou afiliados, outro modelo de negócio crescente, mostra que tornar o próprio cliente um canal de divulgação e venda é uma ótima estratégia para aumentar vendas e fidelizar o consumidor.

Dica #3 – Agregadores de Espaço Físico

Apesar do otimismo com as lojas virtuais, o varejo físico hoje é absolutamente relevante. No entanto, estamos na Era da Experiência. Isto é, “o que parece e o que se sente precisa ser diferente”.

Claramente, os consumidores não estão mais satisfeito com as lojas de departamento abafadas e, em vez disso, querem algo mais parecido com a “loja do futuro”, em que as experiências físicas e online do cliente estejam alinhadas.

A loja deve se concentrar na experiência, com ativações de marca, investindo em um bom design.

A Era da Experiência mostra que é interessante cogitar a inclusão de espaços comuns para os clientes dentro da loja, bem como bar, lanchonete e restaurante, para dar aos consumidores mais incentivo de visitar e permanecer.

Deixe seu comentário ou pergunta!

Comentários

    Sobre a TPro

    Somos uma agência especialista em marketing para supermercados. Ajudamos a pequenos e médios supermercadistas a executarem estratégias práticas e assertivas que melhoram a experiência do consumidor, aproveitando as oportunidades de campanhas para aumentar as vendas e a fidelização do cliente.

    Posts Recentes

    Diagnóstico Grátis

    Suporte 24 horas

    Faça Parte do Grupo De Supermercadistas Que Estão Revolucionando O Mercado

    Registro GRATUITO. Entraremos em contato com maiores informações.

    (está sendo) Feito com ❤ © TPro, 2019